Foz do Arelho, 2016 03 05

Thanks! Share it with your friends!

You disliked this video. Thanks for the feedback!

Added by
272 Views
Foz do Arelho é uma vila e freguesia portuguesa do concelho de Caldas da Rainha, do Oeste, com 9,62 km² de área e 1 339 habitantes (2011). Densidade: 139,2 hab/km².

É conhecida como destino de férias de Verão, visto possuir praias não apenas viradas para o oceano Atlântico, mas também na orla da Lagoa de Óbidos.

Foi elevada a vila em 12 de Junho de 2009.

A ocupação de seu sítio remonta a um povoado piscatório da paróquia da Serra do Bouro. Com a criação das freguesias manteve-se como povoado da freguesia da Serra do Bouro, da qual foi desanexada em 1919, constituindo-se como freguesia pela Lei nº 839 de Julho de 1919.

É impossível falar de uma história da Foz do Arelho sem falar da Lagoa de Óbidos, à qual está – e, de resto, estará – sempre intimamente ligada.

Essa ligação é quase visceral, começando, desde logo, por ser na Lagoa que o povoado ganhou pelo menos parte do seu nome, exactamente por estar na foz de um rio. Apesar de tudo não há nenhum rio Arelho, facto que não deixa de gerar alguma perplexidade.

A ligação, contudo, não se queda pela curiosidade do nome. É bastante mais profunda.

Da Lagoa de antigamente se dizia que dava pão e vinho. Era, como é, o sustento da terra – nela se pescava, mas dela ser recolhia também o limo com que as populações locais adubavam a terra.

Com diversas funções económicas ao longo dos tempos, destaca-se hoje pela importância que continua a desempenhar na economia local – no turismo, no sector imobiliário, na pesca, na restauração.

Muito famosa pelas noites de discoteca, os dias a banhos não ficam atrás. Tem um largo areal contornado por uma avenida marginal muito bem arranjada.

A Lagoa proporciona óptimas condições para as crianças nadarem, além do imenso areal permitir a prática de desportos. Ventosa, é boa para o windsurf. Alguns dos confortáveis bares na marginal são boas opções para frequentes fins de semana mais frescos.
Category
Lagoa

Post your comment

Comments

Be the first to comment